06/09/2011

GOL lança nova plataforma de entretenimento de bordo individual inédita na aviação

A GOL vai lançar no dia 1° de setembro uma solução de entretenimento de bordo inovadora e inédita na aviação mundial! Por meio do seu aparelho pessoal, os passageiros terão acesso a um conteúdo gratuito e de qualidade, tornando a experiência de voo muito mais agradável e divertida.
O “GOL NO AR” vai disponibilizar artigos de jornais e revistas, programas de TV, esportes, jogos e canais de música de grandes parceiros e veículos de comunicação do Brasil.
O acesso poderá ser feito durante o voo e o conteúdo será atualizado a cada pouso, inicialmente, em nove aeroportos: São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Rio de Janeiro/Galeão, Belo Horizonte/Confins, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza. A instalação dos equipamentos necessários na frota será gradual, sendo que o sistema já está implantado em 35 aeronaves. Neste primeiro momento, a GOL vai oferecer o produto em cerca de 250 voos diários, principalmente na Ponte Aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, o mercado mais movimentado do Brasil. A previsão é que haja expansão para cerca de 380 voos diários até o fim do ano.
“A inovação está no DNA da GOL e foi com muita criatividade que desenvolvemos para os nossos clientes uma opção de entretenimento de bordo que oferece programação de alta qualidade, com baixos custos de implantação”, destaca Claudia Pagnano, vice-presidente de Mercado e Novos Negócios da GOL. “Inicialmente, o produto poderá ser acessado via iPhones, iPads, iPods touch, netbooks e notebooks equipados com a tecnologia WI-FI. Futuramente, também estará disponível para outros tipos de tablets e smartphones”.

Mas como funciona?!
O GOL NO AR permite que cada parceiro escolha a melhor forma de enviar seu conteúdo (FTP, XML, WebService, etc).
Uma vez enviadas, as atualizações são centralizadas em um servidor da Amazon (em cloud computing) e, na medida em que ocorre o embarque e desembarque dos passageiros, a aeronave solicita os conteúdos novos ao servidor via wi-fi.
Tudo é feito de forma automatizada e inteligente, o que permite que um conteúdo disponibilizado pelo parceiro, possa estar disponível na aeronave em seu primeiro pouso, levando minutos para estar acessível ao passageiro; enquanto em um modelo tradicional de entretenimento de bordo esse conteúdo pode levar semanas.

Fonte: Blog da Gol

Reações:

2 comentários:

  1. O mundo conectado!
    Muito interessante essa notícia.

    ResponderExcluir
  2. Buen articulo actualizado y un buen servicio para los clientes que utilizan la aerolinia me agrado mucho por la inovacion.

    ResponderExcluir