Paquistão recebe aeronave-radar da China

(Da redação, 13 de dezembro de 2010)
Segundo notícia divulgada pela TV paquistanesa, em 13 de novembro último aconteceu o roll-out oficial da primeira aeronave de controle aéreo e alerta antecipado por radar (AEW&C, Airborne Early Warning and Control) Shaanxi ZDK-03, desenvolvida especialmente para a Força Aérea do Paquistão (FAP), baseada na versão similar chinesa do Shaanxi Y-8. A cerimônia aconteceu nas instalações da fabricante, em Hanzhong, Shaanxi, China; com a presença do comandante da FAP, Marechal-do-Ar Rao Qamar Suleman.

O contrato firmado entre o Paquistão e a China prevê a incorporação à FAP de um total de quatro ZDK-03. Recentemente, a FAP colocou em serviço pela primeira vez em sua história, uma aeronave AEW&C, ao receber neste ano de 2010 os quatro turboélices suecos Saab 2000 com radar Erieye (do mesmo tipo usado nos E-99 da Força Aérea Brasileira), o primeiro em 24 de abril e o último no quatro trimestre do ano.
Ao adquirir aeronaves AEW&C tanto da China quanto do Ocidente, o Paquistão reforça sua estratégia de não “confiar” seu fornecimento de equipamentos militares com um único aliado. Entre 1990 e 2005, o país, que sempre foi um notável aliado dos EUA na região, sofreu um embargo militar de Washington, por causa de seus testes com armas nucleares.

Fonte: Revista Asas

Comentários