Mercado doméstico cresce 25% este ano

11/11/2010

da Redação
A procura por voos no mercado doméstico cresceu 25%, de janeiro a outubro deste ano, na comparação com igual período de 2009. A demanda por voos internacionais operados por companhias brasileiras avançou 21,3% no acumulado do ano.

Em outubro passado, a demanda por voos no mercado doméstico foi 16,8% superior ao mês correspondente de 2009. A TAM manteve a liderança em outubro, com 42,83% do mercado doméstico, seguida pela Gol/Varig, com 39,15%. As demais companhias detêm 18% do mercado brasileiro de transporte aéreo. Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), há uma década, a participação das companhias menores não chegava a 10%.

A Azul é a terceira colocada, com uma parcela de 6,73% do mercado doméstico, seguida pela Webjet (5,60%), Avianca (2,52%) e Trip (2,25%). Entre as empresas de menor porte, a Passaredo atingiu 0,65% do mercado, após ter crescido 80,86% nos últimos 12 meses. A ocupação nos voos domésticos passou de 72,02%, em outubro de 2009, para 71,38% em outubro deste ano.

No segmento internacional operado pelas empresas brasileiras, a ocupação em outubro chegou a 82,79%, o melhor índice registrado pela ANAC desde o início de 2006, ano em que a agência iniciou suas atividades. A TAM registrou 21,02% de crescimento de demanda internacional e chegou a 87,12% de participação de mercado. Já a Gol/Varig, obteve demanda 61,24% maior do que em outubro de 2009 e sua participação no segmento internacional é de 12,84%.

Fonte: Revista Aero Magazine

Comentários