11/11/2010

Cai Lockheed F-16I de Israel

(Da redação, 11 de novembro de 2010)
Um Lockheed F-16I da força aérea de Israel se acidentou ontem no sul do país, durante uma missão de treinamento. A aeronave, biplace, levava o Major Amichay Itkis (28) e o navegador Major Emanuel Levy (30).
O caça caiu próximo a cidade de Mitzpe Ramon e até o momento a tripulação não fez contato com as autoridades. Tropas israelenses, que foram enviadas à região do acidente para fazer a busca dos pilotos desaparecidos, já encontraram alguns destroços do F-16I.
Este F-16I decolou às 20h00 local, com outras três aeronaves do mesmo tipo, para executar uma série de manobras de treinamento sobre a Cratera de Ramon, no sul do país. As condições meteorológicas estavam favoráveis e, segundo os pilotos da esquadrilha, a aeronave iniciou um brusco mergulho quando estava à 4 mil metros de altura, sem reportar qualquer problema técnico ou mecânico.

As investigações já foram iniciadas para apurar as causas do acidente. As autoridades acreditam que os pilotos tiveram desorientação espacial.
A força aérea de Israel suspendeu as operações com a sua frota de F16I até que tudo seja esclarecido.
Há um ano um F-16I se acidentou no Monte Hebron, durante um voo de treinamento. A aeronave era pilotada pelo Tenente Asaf Ramon e voava a grande altitude quando as equipes de solo perderam contato radar e de rádio com o caça. O Tenente Asaf era filho de Ilan Ramon, o primeiro astronauta israelense que morreu no acidente com o ônibus espacial Columbia, quando este explodiu ao reentrar na atmosfera terrestre.

Fonte: Revista Asas

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário