Falha Humana


08/09/2010 16:59

China aponta piloto como o responsável por acidente com uma aeronave Embraer-190, da Henan Airlines

da Redação
A autoridade que regula a Aviação Civil na China acusou o piloto do avião Embraer 190 de ser o responsável pelo acidente que matou 42 pessoas no aeroporto Lindu, em Yichu, cidade próxima à fronteira entre China e Rússia. O acidente com um avião da companhia Henan Airlines ocorreu no último dia 24.

Segundo o diretor de Aviação Civil da China, Li Jiaxiang, o piloto Qi Quanjun, de 40 anos, errou o procedimento de aterrissagem. “Ele não teve um julgamento básico sobre o processo de aterrissagem", afirmou Jiaxiang. As conclusões oficiais da investigação do acidente ainda não foram publicadas.

Os relatórios de imprensa revelam que Qi Quanjun saiu das forças aéreas do Exército de Libertação Popular (ELP) aos 33 anos para trabalhar na aviação civil. Na época, ele fez testes para se tornar piloto dos aviões Boeing 737, mas não foi aprovado. Em seguida, conseguiu permissão para pilotar os Embraer E-190, de menor porte.

O incidente colocou em dúvida a qualificação dos pilotos na China. Segundo o jornal China Business News, investigações feitas entre 2008 e 2009 revelaram que companhias aéreas, incluindo a Shenzhen Airlines – matriz da Henan-, contrataram pilotos cujos históricos de voo haviam sido falsificados. A informação foi atribuída a Li Jiaxiang. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Revista Aero Magazine

Comentários