Avião faz pouso de emergência na Rússia; ninguém ficou ferido


08/09/2010 - 13h08 | da Folha.com

Um avião Tupolev Tu-154 da companhia Alrosa que levava 81 a bordo --72 passageiros e nove tripulantes-- fez um pouso de emergência nesta quarta-feira após sofrer uma pane elétrica quando voava da cidade de Polyarnyi, no norte da Sibéria, para Moscou.

O piloto conseguiu descer da altitude em que voava, de 10 mil metros, e avistar uma base militar abandonada e aterrissar.

No entanto, a pista próxima da vila de Izhma, no norte de Komi, era curta demais para a velocidade em que o Tupolev aterrissava, e o avião derrapou e invadiu uma floresta vizinha. A TV russa mostrou imagens da aeronave em meio a várias árvores.

Segundo o Comitê de Investigações do Senado, uma investigação irá apurar as causas do acidente.

"Não tivemos tempo de ficar com medo", disse o passageiro Alexey Grishin à TV Rossiya. "Só ficamos com medo depois que saímos do avião".

Passageiros elogiaram os pilotos por conseguirem pousar em segurança apesar dos imprevistos.

Autoridades russas não comentaram as possíveis causas por trás da falha elétrica. Alexander Neradko, chefe da agência de aviação civil, disse que autoridades irão conduzir checagens adicionais, mas que os Tu-154s poderão continuar a voar enquanto isso.

Criados em 1968, centenas de Tu-154 continuam a voar na Rússia e em outros países.

Comentários