Mais voos para o oriente


13/07/2010
ANAC firma acordos que ampliam quantidade de voos internacionais a partir do Brasil e aumentam conectividade com países árabes e Ásiada Redação


A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou nesta segunda-feira (12.07) 12 acordos que vão ampliar a quantidade de voos internacionais a partir do Brasil. Com as negociações, o País poderá operar voos para 78 países. Atualmente, 930 voos por semana saem de aeroportos brasileiros para 30 países. A agência reguladora deu prioridade ao extremo oriente e o Oriente Médio durante as negociações, buscando maior conectividade com os países árabes e principalmente com a Ásia.

Quatro negociações foram realizadas com novos mercados, como Bahrein e Omã (Oriente Médio), Etiópia (África) e Islândia (Europa). A ANAC determinou o fim da cota de voos semanais e estabeleceu pactos de livre determinação da capacidade com Catar, Emirados Árabes, Cingapura, Coreia do Sul, Hong Kong e Jamaica.

A agência ainda pretende firmar acordos com países com os quais o Brasil opera no limite de cotas de voos semanais. Além disso, a ANAC também vai estudar a possibilidade de acordos com Argentina, Estados Unidos, Portugal e Itália. Apesar de o objetivo da agência ser o de fixar cada vez mais pactos de livre determinação de capacidade, essas próximas conversações são consideradas "sensíveis". Isso porque se houvesse uma livre determinação de capacidade entre EUA e Brasil, por exemplo, poderia haver uma quantidade desproporcional de voos de empresas americanas para o país em comparação aos voos de companhias nacionais para lá.

As negociações fazem parte da estratégia da ANAC de ampliar a conectividade do território brasileiro, principalmente em função da Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. De acordo com a agência, a necessidade de abertura de novas rotas com a Ásia tem ainda maior relevância dado o deslocamento do centro dinâmico da economia mundial para aquele continente.

Fonte: Revista Aero Magazine

Comentários