Lockheed Martin coloca sonda de reabastecimento em voo em F-16


(Da redação, 29 de julho de 2010)
Para se adequar a concorrência multimilionária para o fornecimento de 126 jatos de combate para a Força Aérea da Índia (FAI), a Lockheed Martin desenvolveu um sistema que equipa os F-16 Block 50/52 e 60 com um novo tipo de sonda de reabastecimento em voo.

Todos os F-16 são equipados com o sistema de reabastecimento em voo localizado imediatamente atrás do cockpit, no dorso da aeronave, local onde a aeronave-tanque acopla a sonda para o reabastecimento. Entretanto, para manter-se na concorrência da Índia, denominada Medium Multi-role Combat Aircraft (MMRCA, caça multifuncional médio de combate), a Lockheed instalou uma sonda retrátil, posicionada no tanque de combustível conformal do lado direito do caça, para que ele conecte ao cesto do avião tanque.

A exigência da FAI para que o seu futuro caça do programa MMRCA utilize sonda rígida externa para esse tipo de missão é pelo fato de compatibilidade com a sua atual frota de Ilyushin Il-78MKI.
Agora, qualquer país que opere os F-16 Block 50/52 e 60 pode também utilizar os novos tanques conformais com a sonda retrátil de reabastecimento em voo, ampliando a versatilidade e compatibilidade do caça em sua força aérea. Um exemplo são os Emirados Árabes Unidos, que possuem uma frota de mais de 70 F-16 Block 60 sem dispor de uma aeronave-tanque compatível com o seu atual sistema.

Fonte: Revista Asas

Comentários