Força Aérea da Índia encomenda mais 20 unidades da aeronave de combate leve Tejas


A Força Aérea da Índia (IAF) recebeu a aprovação para aquisição de 20 adicionais aeronaves de combate leve (LCA) Tejas, fabricados na Índia pela companhia Hindustan Aeronautics Ltd (HAL), informou o Ministro da Defesa A.K. Antony nessa terça-feira, dia 6, durante a cerimônia de apresentação da versão naval do LCA Tejas.

O conselho de aquisição de defesa autorizou o plano de aquisição, ele disse. Até então, a Força Aérea da Índia já encomendou 28 aeronaves Tejas, atualmente em desenvolvimento com a Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA), a agência que projetou a aeronave.

O pedido adicional pode dar uma impulsão ao projeto nacional, o qual enfrenta um futuro incerto devido aos atrasos no desenvolvimento e certificação.

“Agora, o LCA (light combat aircraft) é uma realidade,” disse Antony, que reafirma que ele recebeu sugestões quando ele assumiu como ministro da defesa que os programas Tejas, do tanque de batalha Arjun e do míssil Akash deveriam ser cancelados. “Apesar de todas profecias do apocalipse, todos (três projetos) estão se tornando realidade.”

O Tejas foi concebido nos anos 80 para substituir a antiga frota de aeronaves MiG-21. O projeto foi travado pelo governo em 1990, um protótipo foi apresentado na metade da mesma década, e o primeiro Tejas voou pela primeira vez em 2001.

Desde então, 12 aeronaves Tejas já voaram 1.400 voos em missões de testes. A aeronave aguarda receber sua liberação operacional inicial, ou a certificação do conjunto de padrões mínimos pela Força Aérea da Índia em dezembro.

A versão biplace naval do LCA Tejas foi apresentado oficialmente nessa terça-feira, dia 6, com a presença do ministro, e deverá voar pela primeira vez em outubro, segundo P.S. Subramanyam, diretor do programa na ADA.

A versão naval do Teja foi redesenhada para decolar e pousar em porta-aviões – necessitando cerca de um décimo da extensão regular de 800-900m de pista.

A marinha está preparando uma unidade de teste terrestre, a qual será similar ao convés de voo do porta-aviões INS Vikramaditya, que a Rússia está fabricando para Índia.

Fonte: Livemint.com – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

Comentários