Austrália esclarece as causas do incidente com o NH90 em abril


(Da redação, 28 de julho de 2010)
A Austrália concluiu as investigações sobre quais foram as principais causas que levaram uma das turbinas de um NH90 a entrar em colapso depois de 30 minutos de voo, no dia 20 de abril último. Segundo os relatórios do Departamento de Defesa, as palhetas do compressor se romperam depois de entrar em contato com a caixa do motor, causando a sua parada imediata.

O NH90 é equipado com duas turbinas Rolls-Royce Turbomeca RTM332 e, graças as características da aeronave, o exemplar conseguiu retornar para a base sem sofrer quaisquer danos, mesmo com apenas uma turbina em pane.
Depois do episódio, o Departamento de Defesa determinou a suspensão temporária das operações aéreas de toda a frota de NH90, que hoje é composta por mais de 11 aeronaves.
Apenas no final da semana passada uma ordem foi emitida retirando a suspensão dos voos, mais de três meses depois do incidente de abril. O Departamento de Defesa disse que já introduziu novos regimes de inspeção e também adotou outras medidas preventivas para que esse tipo de incidente não se repita.
O exército e a marinha australiana compraram juntos 40 e seis aeronaves, respectivamente.

Fonte: Revista Asas

Comentários