Tráfego aéreo internacional em alta


América Latina registra a maior taxa de crescimento em maio, com 24%, segundo a IATAda RedaçãoO tráfego aéreo internacional cresceu 12% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2009, retomando o nível pré-crise, segundo a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo, na sigla em inglês).

O maior crescimento no tráfego de passageiros ocorreu na América Latina, que registrou expansão de 24%, seguida pelo Oriente Médio, com 18%. O crescimento na África foi de 17%. Na América do Norte, as companhias aéreas registraram aumento de 11% no tráfego de passageiros em maio. Na região Ásia-Pacífico o tráfego de passageiros cresceu 13%.

O menor crescimento do tráfego aéreo de passageiros no mês passado foi na Europa, onde as companhias aéreas registraram alta de 8,3%, frente ao mesmo período de 2009. De acordo a IATA, a região deve apresentar expansão mais fraca na demanda em relação às outras partes do mundo, em função das condições econômicas desfavoráveis.

A IATA estima que as companhias este ano lucrem US$ 2,5 bilhões, ante ao prejuízo de US$ 9,9 bilhões registrado no ano passado. Apesar do avanço, o diretor-geral da IATA, Giovanni Bisignani admitiu que ainda há um “longo caminho para alcançar a rentabilidade sustentável”.

Fonte: Revista Aero Magazine

Comentários