Gol de olho no futuro


Companhia amplia centro de manutenção em Minas GeraisKatiane RodriguesA Gol Linhas Aéreas inaugurou no dia 18 de março a ampliação de seu centro de manutenção de aeronaves, no Aeroporto Internacional de Tancredo Neves, em Confins (MG). O complexo é um dos mais modernos da América Latina, e agora tem capacidade para receber 120 aeronaves anualmente. Antes da conclusão das obras, iniciadas em 2008, o centro podia receber até 60 aviões por ano.

O investimento no projeto de ampliação foi de R$ 65 milhões, e a empresa acredita que poderá realizar serviços de manutenção para companhias aéreas internacionais. “Estamos buscando homologação pelo Federal Aviation Administration (FAA), a agência responsável pela regulação da aviação civil nos Estados Unidos”, afirmou Constantino de Oliveira Júnior, presidente da Gol. “Com isso, teremos a opção de realizar manutenção para as empresas aéreas internacionais, o que vai gerar receita adicional significativa para a Gol”, completou. Constantino afirmou ainda que já há empresas estrangeiras interessadas nos serviços de manutenção que a Gol poderá oferecer.

Ao todo, foram acrescentados 28.100 m² aos 17.500 m² já existentes, somando uma área total de 45.500 m². O complexo ganhou novo hangar, escritórios, almoxarifado, depósitos e áreas adicionais de apoio. No centro são realizados serviços de manutenção pesada de fuselagem, manutenção preventiva, pintura de aeronaves e configuração interna de toda frota da Gol/Varig. O centro conta ainda com uma estação de tratamento de efluentes químicos, e a lavagem de avião é a seco, o que reduz consideravelmente o consumo de água. Por exemplo, a lavagem de um avião consumia cerca de mil litros de água, ao passo que na lavagem a seco são gastos apenas cem litros.

Outros destaques do centro são os filtros no hangar de pintura, que retêm os compostos orgânicos, e o novo método de pintura com pistolas eletrostáticas adotado pela Gol. Esse método reduz a taxa de emissão de solvente para o meio ambiente e otimiza o processo de retirada da tinta.

Em entrevista coletiva realizada durante o evento de inauguração do centro, o presidente da companhia anunciou algumas ações da Gol para este ano. A empresa pretende ampliar sua presença no mercado de fretamentos, utilizando todas as cinco aeronaves Boeing 767-300, que serão configuradas com 262 assentos em classe única. Essa configuração reduz o custo por assento, segundo ele. Além dos voos já relizados em 2009 para Cancun, há previsão de fretamentos para os Estados Unidos e Europa. No entanto, a companhia não tem a intenção de manter esses aviões em sua frota e deve utilizá-los até o término dos contratos.

Outra novidade que está sendo estudada pela empresa é o check-in pelo celular. Com este serviço, o passageiro receberá uma mensagem em código de barras no seu aparelho, com as informações do bilhete. No aeroporto, o cartão de embarque seria emitido por meio da validação do código por leitores óticos.

Questionado sobre a possibilidade de futuras alianças, Constantino Júnior informou que a companhia não enxerga ainda benefícios em fazer parte de algum grupo, pois para isso teria de abrir mão de determinadas parcerias.




Fonte: Revista Aero Magazine

Comentários