Exército do Reino Unido desloca novos Super Lynx para o Afeganistão

(Da redação, 25 de maio de 2010)
O Exército do Reino Unido acaba de introduzir com sucesso dois exemplares do AgustaWestland Lynx AH9A, versão modernizada com novos sistemas, no Afeganistão. As duas aeronaves foram transportadas para Camp Bastion, base militar do Reino Unido no Afeganistão, por um Boeing C-17 da Royal Air Force (Força Aérea do Reino Unido), que decolou da base aérea da RAF em Brize Norton, no Reino Unido. Os Lynx entraram em operação no início de maio, após uma série de voos de familiarização.

Equipado com as novas turbinas Honeywell/Rolls-Royce LHTEC CTS800-4N, os AH9A poderão operar no Afeganistão durante todo um ano, ao contrário da versão anterior AH7/9. Os modelos possuem metralhadoras calibre .50 polegadas, novos sistemas de comunicação e de auto-proteção.

No Afeganistão, os helicópteros estão desempenhando missões de reconhecimento, patrulha, escolta e transporte de tropas. A AgustaWestland está trabalhando na modernização de todos os 22 Lynx AH9 do Exército do Reino Unido para este mais novo padrão, sendo que mais unidades serão deslocadas para o Afeganistão.

Fonte: Revista Asas

Comentários