Brasil e Peru participam da Operação Perbra

Embraer A-29 Super Tucano da FAB.
(Divulgação, 23 de junho de 2010)
A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Aérea do Peru (FAP) realizam entre os dias 21 e 25 de junho a operação PERBRA IV. Aeronaves militares dos dois países vão operar a partir de Cruzeiro do Sul, no Acre, e Pucallpa, no Peru, para simular missões de interceptação de aviões em tráfego ilícito.
Durante a PERBRA IV, a Força Aérea Brasileira está operando em Cruzeiro do Sul com três caças A-29 Super Tucano do 3º/3º GAV “Esquadrão Flecha” e dois C-98 Caravan do 7º ETA, que farão o papel de aeronave-alvo. Um SC-95 Bandeirante do 2º/10º GAV “Esquadrão Pelicano” e um helicóptero H-60 Blackhawk do 7º/8º GAV “Esquadrão Hárpia” também ficarão de alerta para missões de busca e resgate. O Peru participa com quatro jatos A-37B, aviões C-26 Metroliner e TC-690 Turbo Commander e um helicóptero Mil Mi-17.

A operação consiste em um avião brasileiro entrar no espaço aéreo peruano para simular um voo ilícito. Uma aeronave peruana fará voos similares, em sentido contrário. É neste momento que os caças de prontidão precisarão encontrá-los para adotar as medidas de policiamento aéreo, como a identificação do alvo e a escolta até o pouso. A operação combinada deve treinar pilotos, controladores e consolidar procedimentos de defesa aérea.

Cessna A-37B Dragonfly, da FAP.


No Brasil, a operação é coordenada pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), órgão da FAB responsável por coordenar interceptações em todo o Brasil. Além das três edições anteriores da PERBRA, em 2002, 2006 e 2008, a Força Aérea Brasileira também já realizou operações similares com a Colômbia (COLBRA), Argentina (PRATA), Paraguai (PARBRA) e Venezuela (VENBRA). Em agosto, acontecerá a BOLBRA, em conjunto com a Bolívia.

Fonte: Revista Asas

Comentários

  1. muito bom esse tipo de iniciamento de defesa para os países sulamericanos ja que esses tempos esta cada vez mais complexos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário