ASMP-A considerado operacional no Rafale F 3


Sugestão: Thierry
Na última quinta-feira, 1º de julho, o estado maior do Armée de l’air (Força Aérea Francesa), considerou operacional o míssil ASMP-A no Rafale.

O pronunciamento proferido na Base Aérea 113 ( Saint-Dizier) lar do Esquadrão de Caça 1/91 “Gascogne”, cuja missão incubida é o de efetuar dissasão nuclear fazendo parte da força estratégica francesa.


O ASMP-A foi desenvolvido para substituir os atual ASMP, atualmente empregados pelos esquadrões equipados com os caças Mirage 2000N. O programa de desenvolvimento do novo míssil foi lançado em 1997, e teve seu desenvolvimento iniciado em 2000.

O contrato foi concedito à então Aerospatiale Matra Missiles (hoje integrante do grupo MBDA). A fase de avaliação e testes de disparo a partir do Mirage 2000N foi completada em 2009.

Ressalta-se que MBDA não desenvolve a ogiva nuclear de média capacidade esta é desenvolvida e fornecida pela Commissariat à l’Energie Atomique, CEA.

O ASMP-A é um míssil é equipado com um motor ramjet, que lhe oferece melhores perfís operacionais tais como: a capacidade de “voar” em todo o seu trajeto operando em altas velocidades supersônicas.

Desta forma o míssil possui uma capacidade de alcance e de penetração dmuito superior à do seu antecessor o ASMP.

Fonte: Ministère de la defense Francese

Comentários