Marinha do Brasil compra oito Grumman C1-A Trader


A Marinha do Brasil acaba de adquirir dos EUA oito exemplares do Grumman C1-A Trader, pelo valor de US$ 234,8 milhões, como parte do plano de modernização da sua Força Aeronaval. A compra foi veiculada ontem, no Diário Oficial da União.
A Marinha também comprou 56 capacetes para serem utilizados à bordo dos aviões, pela quantia de US$ 995 mil. Os bimotores serão modernizados e operados à partir do porta-aviões A-12 São Paulo, nas missões de transporte aéreo embarcado, reabastecimento em voo dos caças McDonnell Douglas A-4 e também em missões de alerta antecipado.
O Trader é a versão de transporte aéreo do Grumman S-2 Tracker, aeronave desenvolvida para missões de guerra anti-submarino que foi largamente operada em várias forças aéreas ao redor do mundo, incluindo a própria Força Aérea Brasileira. Para a modernização estão previstos a substituição dos motores radiais Wright R-1820-82WA Cyclone pelos turboélices Honeywell TPE331-14GR e a instalação de novos aviônicos, radares e equipamentos de navegação e comunicação.
Todas essas unidades serão trazidas dos estoques de Davis-Monthan e deverão ser modernizadas pela Embraer. As entregas estão previstas para meados de 2012.

Fonte: Revista Asas

Comentários