Cores e significados das luzes de um avião

O sistema externo de iluminação de uma aeronave comercial tem inúmeras funções. É importante para a navegação e a segurança das operações auxiliando os procedimentos de pouso e decolagem e até mesmo em inspeções visuais realizadas em voo de cruzeiro, além de identificar e promover o logotipo da empresa aérea.


Farol (Beacon)

Duas lâmpadas estroboscópicas de alta intensidade com lentes vermelhas são normalmente montadas nas partes superior (teto) e inferior (barriga) da fuselagem. São as luzes anticolisão, que “piscam” em média 60 vezes por minuto. As lâmpadas recebem descargas de tensão de até 500 volts em corrente contínua.


Verificação de asas e motores (Wing and Engine Scan)

Quatro luzes incandescentes, duas de cada lado da fuselagem central, permitem a inspeção noturna em voos dos bordos de ataque das asas e entradas de ar dos motores. São vistas para a verificação de formação de gelo.


Nariz (Nose)

Existem duas lâmpadas incandescentes acomodadas na parte superior do trem de pouso. A de táxi (Taxi) e a take-off light (T.O.). A taxi utilizada exclusivamente para o táxi, tem 450 watts e produz um feixe luminoso com ângulo maior e foco mais próximo . A T.O. , útil principalmente na decolagem, suporta 600 watts e ilumina uma área com ângulo menor e foco mais longo. Após a retração do trem de pouso, as lâmpadas são desligadas automaticamente. Durante o dia, as luzes normalmente permanecem desligadas.


Manobras fora da pista de pouso e decolagem (Runway - turn off)

O trem de pouso dianteiro dos jatos dispõe de outras duas luzes incandescente de 150 watts, ambas voltadas para os lados. Durante a execução de curvas pronunciadas em solo, no trajeto entre a pista e o terminal de passageiros, principalmente à noite, a iluminação lateral promovida pelas lâmpadas runway-turn off melhora a visibilidade dos pilotos. Para proporcionar maior segurança nas manobras, as luzes acompanham o movimento das rodas da aeronave.


Lâmpadas estroboscópicas (Strobe)

Ao lado de cada luz de navegação, na cauda e nas asas, são instaladas lâmpadas estroboscópicas branca de alta intensidade que “piscam” na mesma freqüência das luzes de anticolisão.


Navegação e logotipo (Nav & Logo)

As luzes incandescentes de navegação são utilizadas desde os primórdios da aviação. São uma imitação das primitivas sinalizações marítimas do inicio do século passado. Na extremidade da asa direita há duas lâmpadas verdes e, na extremidade da asa esquerda, duas lâmpadas vermelhas . São 50 watts para cada bulbo. Na extremidade da cauda, os aviões também contam com duas lâmpadas brancas de 25 watts cada. As seis são à base de quartzo. Para iluminar o logotipo da companhia aérea, pintado nas duas faces do leme vertical , existes duas lâmpadas na superfície superior dos estabilizadores horizontais.


Pouso (Land)

Duas luzes incandescentes do tipo quartzo de 600 watts são de extrema importância para o pouso. As lâmpadas ficam sob as asas, imediatamente após os bordos de ataque rente a fuselagem. Auxiliam na fases de aproximação, toque e desaceleração. Normalmente são retráteis.

* Referentes ao Airbus A330

Fonte: Revista Aero Magazine

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