Curso de Formação de Pilotos de Avião


Os Cursos

PILOTO PRIVADO
O Curso de Formação de Piloto Privado (PP), é a primeira carteira que o candidato a piloto deverá possuir, sendo que com o poder desta, o piloto não poderá ter vínculo empregatício com empresas, mas sendo obrigatória para quem deseja fazer o curso de Piloto Comercial. Trata-se do curso teórico onde o aluno verá as matérias de Regulamentos de Tráfego Aéreo, Teoria de Voo, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos sobre aeronaves e motores à pistão e Navegação visual ou estimada. Após a conclusão do curso teórico, o candidato deverá fazer junto a um aeroclube homologado devidamente à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a parte prática do curso, sendo 35 horas de vôo em aeronave de instrução e finalmente, fazer o vôo de check com um checador da ANAC para receber o CHT (Certificado de Habilidade Técnica) e a Licença de Piloto Privado.

Investimento: Matrícula de R$ 400,00 (quatrocentos reais) + 04 (quatro) parcelas de R$ 400,00 (O valor do curso teórico depende da escola de aviação).

PILOTO COMERCIAL
O Curso de Formação de Piloto Comercial (PC), que é a segunda carteira e definitiva para a realização da carreira, podendo trabalhar desde aeronaves particulares a empresas aéreas (taxi-aéreo e até linhas aéreas que não exigem PLA-Piloto de Linha Aérea) destina-se a formar o profissional que, a bordo, é o maior responsável de toda a tripulação. O aluno do Curso de Piloto Comercial verá as matérias de Teoria de Voo, Regulamentos de Tráfego Aéreo, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos sobre aeronaves e motores à reação e Navegação rádio. Após a conclusão do curso teórico, o candidato a Piloto Comercial deverá acumular 200 horas de voo (contando com as 35h do PP) para então solicitar o vôo de check e obter o CHT e a licença de Piloto Comercial.

Investimento: Matrícula de R$ 400,00 (Quatrocentos reais) + 03 (três) parcelas de R$ 400,00 (O valor do curso teórico depende da escola de aviação).

Valor médio da hora de voo para curso prático: R$ 350,00

PRÉ REQUISITOS:
:: Ter completado 18 anos até a conclusão do curso
:: Ter completado o Ensino Médio (antigo Segundo Grau)
:: Ter Boa Saúde!

CARGA HORÁRIA e DISCIPLINAS

A Agência Nacional de Aviação Civil considera a carga horária de 260 horas-aula, como formação básica de um comissário de vôo. A NAV Treinamentos, acreditando na boa formação e preparação dos alunos como diferencial da escola, oferece mais que 280 horas-aula que compõem o Módulo Teórico e o Módulo Prático.

Módulo Teórico (Piloto Privado - Avião)
As disciplinas que compõem o módulo teórico são:
I. Teoria de Vôo
II. Regulamentos de Tráfego Aéreo
III. Conhecimento Técnico de Aeronaves e Motores à pistão
IV. Meteorologia
V. Navegação Visual e Estimada

Módulo Teórico (Piloto Comercial - Avião)
As disciplinas que compõem o módulo teórico são:
I. Teoria de Vôo
II. Regulamentos de Tráfego Aéreo
III. Conhecimento Técnico de Aeronaves e Motores à reação
IV. Meteorologia
V. Navegação Rádio

ATIVIDADES PRÁTICAS e VISITAS TÉCNICAS

Os alunos da NAV treinamentos têm a oportunidade de contato com os profissionais ligados à aviação civil através do nosso calendário de visitas técnicas. Aeroporto Internacional, aeronaves, empresas de táxi aéreo, CINDACTA III (Controladores de Vôo), Aeroclube, além de participação em eventos ligados à temática da aviação, são estas as nossas atuações em campo que têm tornado o curso muito mais participativo e dinâmico. Além disso, a escola fechou parceria e instalou um simulador de voo não homologado para proporcionar ao seu alunado, ainda durante o curso teórico, a experiência de voo. Durante o curso, o aluno terá acesso a 8 aulas de simulador.

O Curso de Piloto Privado completo consiste em:
>> Curso Teórico (Oferecido pela NAV)
>> Emissão do CCF de 2ª classe (Certificado de Capacidade Física) no HARF
>> 40 horas em aeronave de Aeroclube homologado pela ANAC
>> Vôo de check para obtenção do CHT (Certificado de Habilitação Técnica)

O Curso de Piloto Comercial completo consiste em:
>> Licença / CHT de Piloto Privado
>> Curso Teórico (Oferecido pela NAV)
>> Emissão do CCF de 1ª classe (Certificado de Capacidade Física) no HARF
>> 160 horas em aeronave homologado pela ANAC
>> Vôo de check para obtenção do CHT (Certificado de Habilitação Técnica)

FUNÇÃO

A função exercida à bordo pelo piloto é de extrema importâcia, uma vez que é ele o maior responsável pela tripulação, passageiros, cargas, verificação e manutenção da normalidade na cabine de comando, além do principal, guiar a aeronave da origem ao destino em total segurança.

03/07/2010

Dados com base na Escola de aviação Nav Treinamentos

Comentários

  1. olá, gostaria de saber o seguinte: tenho 37 anos, se eu começasse os cursos piloto privado e piloto comercial, pelas minhas condições financeiras, terminaria os cursos entre 3 e 5 anos. Você acha que seria vantagem? vc acha que o mercado de trabalho estaria aberto para mim? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Se é isso que você realmente quer para sua vida, sugiro que vá em frente. Se você já tem outras formas de se manter atualmente, ou seja, se você já possui um emprego, já tem uma formação, o máximo que vai acontecer é você perder uma quantidade considerável de dinheiro, mas pelo menos terá uma formação de piloto, além de se divertir bastante durante ela, pois será a realização de um sonho. Se você realmente gosta da aviação, tente, é ótimo quando fazemos o que gostamos.

    Essa matéria aqui do blog, apesar de um pouco antiga, completará minha resposta, ela contém detalhes:

    Posso ser piloto de avião com mais de 30 anos?
    http://mundoaero.blogspot.com.br/2010/06/posso-ser-piloto-com-mais-de-30-anos.html

    Não deixe de ler!

    Caso ainda tenha dúvidas, faça outro comentário. =)

    Abraço,
    Mundo Aero

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gostaria saber qual o valor total do curso com todo conteúdo necessário para que eu possa me tornar um Piloto e em quantos anos o curso será concluído ?

    ResponderExcluir
  4. Olá Adan,

    Desculpe a demora para responder.

    Estou um pouco desatualizado quanto ao valor total. Em 2010 era em torno de 70 mil, alguns falavam em 100 mil, mas tudo vai depender de como vai ser sua formação e o local onde você vai fazer as horas de voo. Uma parte, acho que a maioria, logo após completar o PC (piloto comercial) tentam ser instrutores para ganhar experiência e daí minimizar o custo ou voar de graça apenas para ganhar horas. Para entrar em uma companhia aérea é necessário algo entre 500 e 1000 horas de voo, por isso torna-se inviável pagar por todas elas. No geral apenas são pagas as 40-50 horas do curso de PP (Piloto Privado) e as 150-200 horas do curso de Piloto Comercial que variam de 350 a 500 reais, daí já dá pra tirar o custo aproximado. Considerando que você vai pagar 500/h e vai precisar de 50 PP + 200 de PC vai custar R$ 125.000,00 sem contar com o valor do curso prático mais uns 5000 reais.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa comenta aí, vou tentar ser mais rápido na resposta.

    Abraço,
    Mundo Aero

    ResponderExcluir

Postar um comentário