Se a crise das companhias aéreas brasileiras é algo crítico, é hora
de as empresas olharem para soluções que diminuam os custos e consigam,
ao mesmo tempo, manter e melhorar o bem-estar de seus clientes. Um bom
exemplo a ser seguido é o da Air Canada, que reduziu 80% dos custos de
check-in apostando no futuro: a mobilidade.
Mais do que apostar em terminais de check-in automatizados, que
muitas vezes mais complicam do que ajudam, a Air Canada foi uma das
primeiras companhias aéreas a investir muito em aplicativos. Criou apps
para a plataforma do iPhone e da BlackBerry que facilitavam a vida de
seus clientes e diminuía custos.
A equação era simples: quem pretende viajar quer embarcar de forma
rápida e sem complicações, enquanto a companhia aérea se esforça para
diminuir custos. Ao perceber a popularização dos smartphones, a empresa
entendeu o que seu público queria. O resultado não poderia ser melhor:
redução de aproximadamente 80% de custos em comparação ao formato
clássico do check-in, além de uma clientela cada vez mais fiel, graças a
uma solução que agrada ambos os lados.
Além de colher frutos diretos, a Air Canada teve um aumento de 50% na
velocidade para lançar novos serviços. O motivo é simples: com uma base
digital já criada, bastava aprimorar e redesenhar certas
funcionalidades para criar novos produtos. Além, claro, de reduzir a
impressão de tantos papéis – a tela do smartphone se transforma no
formulário de embarque.
Com a explosão de smartphones, o crescimento desenfreado do Android e
a popularização do iPhone, companhias aéreas precisam de soluções
seguras e inteligentes para fazer com que seus gastos sejam reduzidos,
mas sua imagem perante os clientes não seja arranhada. Melhor poupar
papel do que água e biscoito durante os voos, certo?
Fonte: Revista Info
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