Argentina deverá adquirir 40 exemplares do jato IA-63 nos próximos quatro anos

(Da redação, 21 de setembro de 2011)
O Ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, confirmou que o país vai encomendar 40 exemplares do jato de treinamento avançado IA-63 Pampa durante os próximos quatro anos. As primeiras entregas deverão ocorrer no final de 2012 ou início de 2013.
Dos 40 exemplares, 10 ou 12 serão entregues a Força Aeronaval da Argentina, que ainda não possui um substituto para os Embraer EMB-326 Xavante que foram retirados de serviço ativo no final de 2007.
O novo Pampa Serie II é equipado com uma turbina Honeywell TFE731-40-N2, que oferece 21% mais potência em relação ao modelo TFE731-2C utilizado nos modelos iniciais.
Um prótotipo com a nova turbina foi testado em junho passado e os voos de certificação devem ocorrer no início do ano que vem.
A Fábrica Argentina de Aviones "Brigadier San Martín" S.A. declarou que pretende desenvolver a variante de ataque ao solo do IA-63, sendo que esta terá sete pontos duros sob as asas e fuselagem para transportar uma combinação de bombas, lançadores de foguetes, entre outros. Outros itens também deverão ser incluídos, como sonda para reabastecimento em voo, novos formatos das entradas de ar da turbina, novo trem de pouso e a instalação de um radar ou laser rangefinder.

Fonte: Revista Asas

Comentários