Anac aprova uso da pista secundária de aeroporto em Florianópolis para estacionamento

14/01/2011
da Redação
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou o uso da pista secundária do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, para estacionamento de aeronaves. A medida garante o pouso de voos fretados internacionais durante a temporada de verão. A autorização, aguardada desde novembro, foi colocada em prática no último sábado (9/01).
A medida, que vale até o dia 19 de março, cria nove vagas de estacionamento. Na semana anterior ao início das operações da pista secundária como estacionamento, o aeroporto registrava 82,49% de crescimento na movimentação de voos charter com relação à temporada passada.
Segundo dados do aeroporto, devem chegar 469 voos charter no período entre seis de novembro de 2010 e 15 de março de 2011, — 185 do Chile, 145 da Argentina, 134 do Uruguai e cinco do Paraguai. — A interdição da pista auxiliar e sua utilização como área de estacionamento temporário de aeronaves irão permitir o atendimento de toda a demanda de voos charter dessa temporada, possibilitando também um melhor atendimento à aviação geral e executiva — afirma o superintendente do Aeroporto Hercílio Luz, Antonio Filipe Barcellos.
Conforme o comunicado do aeroporto de Florianópolis, a utilização de parte da pista secundária como estacionamento de aeronaves não prejudica nenhum segmento da aviação civil ou militar, pois as operações que poderiam ser realizadas nela serão feitas pela pista principal. Para a utilização da pista secundária foram realizadas adequações: pintura da sinalização horizontal das vagas de estacionamento de aeronaves, instalação de balizamento luminoso de estacionamento, bem como treinamento das equipes da Infraero, das empresas aéreas e das empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo para atuarem no local.

Fonte: Revista Aero Magazine

Comentários