Segundo protótipo do Mi-38 inicia testes de voo

(Da redação, 13 de dezembro de 2010)
Em 2 de dezembro ultimo, realizou seu primeiro voo, com total sucesso, o Segundo protótipo do novo helicopter médio multifunctional russo, o Mil Mi-38. O vôo aconteceu em Kazan, nas instalações da Kazan Helicopters JSC, empresa que é responsável pelo projeto em parceria com a Mil Helicopter JSC, ambas integrantes da holding Russian Helicopters.
Nesta primeira fase de testes, o segundo protótipo já completou 26 “corridas” de decolagem, e sete voos estacionários (hovering) e em baixa velocidade. O exemplar, registrado “OP-2”, já possui diversas modificações em seu design resultants dos trabalhos e testes com o primeiro protótipo, OP-1. Entre estas, os sistemas hidráulico e de combustível foram melhorados, e algumas mudanças foram feitas nas pás do rotor principal, de design aerodinâmico avançado.

O modelo de produção terá total concordância com os regulamentos russos do tipo AP-29, que são similares aos do FAR-29 ocidental. O Mi-38 é equipado com turbinas ocidentais Pratt & Whitney Canada PW127/TS (com opção das russas TV7-117V) e a avançada e complete suíte de aviônicos Tranzas IBKV-38, possuindo cockpit totalmente digital. Seu projeto visa o transporte de passageiros (inclusive executivo e VIP), transporte de cargas (internas e com gancho externo), missões de busca e resgate (SAR), operações off-shore, e de resgate/atendimento aeromédico (UTI voadora). Com o terceiro protótipo já em montagem em Kazan, prevê-se que o modelo estará em produção já em 2013.

Fonte: Revista Asas

Comentários