Primeiro EC145 para a segurança pública é entregue no Brasil

(Divulgação, 13 de dezembro de 2010)
A primeira unidade do modelo EC145 configurada para missões policiais no Brasil será entregue hoje, em cerimônia em São Luiz do Maranhão.
Adquirido através de licitação promovida pelo governo do Maranhão, esta nova aeronave será utilizada em missões de transporte de tropa e cargas externas, intervenção rápida por rappel e fast rope, controle de rebeliões em presídios, combate a incêndios em áreas urbanas e florestais e busca e resgate em qualquer ambiente.
O modelo EC145 é um helicóptero biturbina certificado para voo por instrumentos monopilotada. Está configurado com diversos acessórios para aplicação em missões policiais e de salvamento, como, por exemplo, gancho de carga, corta-cabos, separador de partículas, farol de busca, portas laterais corrediças, portas traseiras com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, dentre outros, como equipamentos de comunicação e rádio-navegação para vôo IFR, piloto automático com 3 eixos e sistema de GPS digital.

Com amplo espaço interno e excelente visibilidade, esse novo modelo no mercado brasileiro alia facilidade de manutenção e baixo consumo de combustível, dispondo ainda de grande autonomia de voo que lhe permite alcançar até 680 km. Em todo o mundo já existem mais de 300 unidades em operação em 32 países, com destaque para a Gendarmerie (França), Metropolitan Police (Londres) e US Army, para a qual se tornou aeronave padrão em todas as unidades daquele país para muitos tipos de missões (nos Estados Unidos chama-se UH-72A Lakota)
No Brasil onde duas unidades já estão voando no mercado executivo e, ao todo, 5 já foram comercializadas - sendo esta a única para o segmento governamental até o momento – a aeronave, embora certificada para voos monopilotados, vem configurada para dois pilotos, por exigência legal.
O helicóptero EC145 adquirido através de Pregão Presencial pelo governo maranhense apresenta dimensões e números de desempenho invejáveis: peso máximo de decolagem de 3.585 kg, carga útil de 1.793kg, carga externa de 1.500kg, capacidade dois pilotos e oito passageiros ou nove policiais equipados, velocidade máxima de 268km/h, velocidade de cruzeiro rápido de 246km/h, alcance de 680km, potência máxima de decolagem de 738shp por motor, duas turbinas Turbomeca Arriel 1E2, comprimento com rotores girando de 13,03m, comprimento da fuselagem de 10,20m, altura de 3,45m e diâmetro do rotor principal de 11m.

Fonte: Revista Asas

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