16/12/2010

Bandeirante C-95 modernizado faz voo inaugural no RJ

O céu do Rio de Janeiro registrou na terça-feira (14) o voo inaugural da aeronave C-95 Bandeirante modernizado da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, até 2013, 54 aeronaves do mesmo modelo– das 95 que o Brasil possui nas versões C-95 A/B/C e P-95 A/B – terão o mesmo conceito de modernização.

O projeto é coordenado no Rio de Janeiro, pelo Comando- Geral de Apoio (COMGAP), por intermédio de uma de suas unidades subordinadas, o Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF).


O Programa, que irá modernizar tanto as aeronaves C- 95 como P-95, inclui a integração de aviônicos de última geração tais como mapa digital, displays digitais, sistemas avançados de navegação e comunicação e sistemas adicionais que visam melhorar o desempenho e a segurança da aeronave.

História

Um dos maiores êxitos da aviação civil e militar brasileiras, o Bandeirante partiu de um ambicioso projeto do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD) do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) na década de 60, tornando-se o ponto de partida para o incrível sucesso da indústria aeronáutica, tanto no Brasil quanto no exterior.

O Bandeirante efetua missões de transporte de cargas leves e de passageiros, além de lançar paraquedistas em missões de infiltração ou de salto livre. Sua versatilidade permite também a participação tanto em operações de busca e salvamento, quanto para aferir equipamentos dos aeroportos.

Fonte: CECOMSAER

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário