Programa de testes do Sukhoi Superjet caminha em direção à sua conclusão

Seg, 08 de Novembro de 2010

A Sukhoi aproxima-se cada vez mais da conclusão dos testes e consequentemente da certificação do jato regional Superjet 100 (SSJ100) para o início das operações comerciais.Até o momento os protótipos que participam da campanha de testes já concluíram 2245 horas em 945 voos, tendo recentemente completado os testes de vento cruzado realizados no aeroporto Keflavik, na Islândia, e confirmado que o avião cumpre os requerimentos de certificação para ventos com velocidade de até 54 km/h (29,1 nós).
Outro processo de certificação pelo qual o SSJ100 passou com sucesso foi o de pousos CAT II, realizado concomitantemente com o de ventos cruzados. A aeronave prepara-se agora para os testes visando a certificação para pousos CAT III.

"Nós já passamos pelos mais desafiantes programas de certificação. Segundo as nossas estimativas a equipe já cobriu 90% do escopo total de testes de certificação", disse o vice-presidente sênior de Certificação da Sukhoi, Igor Vinogradov.
Enquanto os protótipos caminham rumo à conclusão dos testes, o primeiro avião de produção já encontra-se realizando voos de avaliação inciais, após os quais iniciará os voos de aceitação em rotas comerciais visando sua entrega à cliente lançadora Aeroflot.
A Sukhoi espera ter este primeiro Superjet 100 de produção pronto para ser entregue à companhia aérea russa em meados de Dezembro.

Fonte: Portal CR

Comentários