Israel pode receber um esquadrão de F-35 de graça, se congelar obras na Cisjordânia

(Da redação, 16 de novembro de 2010)
Israel pode receber dos EUA uma ajuda extra de US$ 3 bilhões, incluindo mais um esquadrão dos jatos de combate de 5ª geração Lockheed F-35 – totalmente de graça - se o país aceitar congelar as construções de colônias na Cisjordânia por 90 dias.
Oficiais generais das Forças de Defesa de Israel e o Ministro da Defesa declararam que a chegada de um segundo esquadrão de F-35 seria fundamental para a manutenção da segurança e da soberania do Estado de Israel no Oriente Médio. O país adquiriu recentemente 20 exemplares do F-35, num acordo estimado em US$ 2,75 bilhões, que inclui peças de manutenção e treinamento de pilotos e mecânicos. As primeiras aeronaves devem chegar ao país em 2015, o que permitirá a força aérea retirar de serviço alguns dos seus Lockheed F-16 e Boeing F-15.
Os EUA já haviam feito essa proposta anteriormente, em meados de setembro, quando pediram à Israel que congelassem as obras na Cisjordânia por 10 meses. O país rejeitou a proposta, mas, iniciou um estudo para analisar os benefícios de possuir um segundo esquadrão de F-35 em serviço. “É muito difícil dizer não para essa oferta”, declarou um oficial do Ministério da Defesa de Israel. O país está trabalhando para aprovar essa nova proposta.

Fonte: Revista Asas

Comentários