Infraero autoriza construção de novo terminal do aeroporto de Teresina

09/11/2010

da Redação
A Infraero anunciou a autorização de uma Ordem de Serviço para elaboração dos projetos de construção do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Teresina (PI) — Senador Petrônio Portela. O orçamento é de R$ 3,4 milhões. Os projetos básicos têm previsão de entrega para junho de 2011 e os projetos executivos, para outubro do ano que vem.

Os projetos do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Teresina fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Infraero também aplicará outros R$ 14,2 milhões na desapropriação de áreas que somam 378 mil m² no entorno do aeroporto.

O novo Terminal ficará próximo ao atual e terá área construída de 19,6 mil m² (seis vezes maior que o atual) contando com pontes de embarque, que proporcionarão maior conforto e rapidez nos embarque e desembarque de passageiros, além dos mais avançados sistemas eletrônicos. O prédio será projetado para ter máxima eficiência energética e utilizar as tecnologias de menor impacto ambiental. O pátio de aeronaves será ampliado de 19 mil m² para 96 mil m², suficiente para até dez aviões de grande porte e quatro de menor tamanho. O novo estacionamento público terá 23 mil m² e cerca de mil novas vagas. Também será projetada a nova área de Aviação Geral, para hangaragem de pequenas aeronaves, que terá acesso pela avenida Campo Maior.

A capacidade do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Teresina será de até 1,8 milhão de passageiros/ano, dependendo da intensidade de uso do prédio e concentração dos voos, resultante dos horários de voo solicitados pelas companhias aéreas e autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em 2009, passaram pelo aeroporto 577 mil passageiros.

Fonte: Revista Aero Magazine

Comentários