Falha em componente do motor causou incidente com A380 da Qantas

Sex, 12 de Novembro de 2010

A Rolls-Royce concluiu as investigações do problema ocorrido em um dos motores do Airbus A380 da Qantas que precisou fazer um pouso de emergência em Cingapura, de onde havia decolado rumo a Sydney, na Austrália, no dia quatro deste mês.
Segundo informações da ATI a Rolls-Royce divulgou que a falha aconteceu em um componente da seção da turbina, o que levou a um incêndio no óleo do motor e consequente perda de um disco do compressor intermediário.

A fabricante acrescentou que o problema é específico ao referido componente do motor Trent 900 que equipa atualmente 20 dos 37 Airbus A380 em operação.
Tendo descoberto a causa do problema a Rolls-Royce criou um programa junto com a Airbus e as companhias aéreas que dará prosseguimento às inspeções sendo feitas nos motores dos aviões da Qantas, Singapore e Lufthansa, as três companhias que operam o A380 utilizando motores Trent 900, e promoverá a substituição do componente.
As medidas sendo implementadas permitirão que as companhias aéreas retornem progressivamente às suas frotas os aviões que foram retirados de voo, o que representa alguns A380 da Singapore e da Lufthansa e todos os A380 da Qantas.

Fonte: Portal CR

Comentários