Exército italiano revela plano de modernização da frota de AW129C

O comando da aviação do exército italiano recebeu recentemente a aprovação do Parlamento para seguir com o plano de modernização da sua frota de helicópteros de ataque AgustaWestland AW129C.
O programa prevê a instalação de um novo suíte de aviônicos de armamentos do AW129C, baseado nos sistemas da empresa israelense Rafael, como a unidade de mira Toplite o míssil ar-terra Spike ER. A AgustaWestland vai fazer toda a modernização, enquanto a Selex Galileo vai ficar responsável por desenvolver a interface do sistema de missão e o software para as aeronaves.
A AgustaWestaland espera assinar, antes do fim do ano, o contrato para a modernização de 32 exemplares, com opção para outros 16. O acorde deve ficar em €200 milhões e as últimas unidades deverão ser entregues em 2014.

Essa modernização vai melhorar o sistema de detecção e identificação de alvos diuturnamente.
O exército italiano possui 10 AW129C em operação no Afeganistão, que são responsáveis em dar suporte para as tropas da Itália e da coalizão, bem como em prover a escolta armada dos cinco Boeing CH-47 e seis Agusta/Bell AB205.
Além disso, até junho do ano que vem, o exército vai receber oito exemplares dos helicópteros de transporte pesado NH90. Em 2011 será entregue também o primeiro, dos 16 encomendados, veículo aéreo não-tripulado AAI RQ-7B Shadow. Este VANT tem alcance de pouco mais de 100km e pode permanecer em voo por até seis horas.

Fonte: Revista Asas

Comentários