Voa o primeiro AgustaWestland Merlin modernizado no Reino Unido

O primeiro AgustaWestland Merlin Mk 2 modernizado realizou ontem, na fábrica da empresa em Yeovil, Reino Unido, o seu primeiro voo inaugural, adiantando em dois meses o cronograma original previsto.
O voo teve 35 minutos de duração e agora o programa acaba de entrar na fase inicial de testes que será específica para os novos sistemas de aviônicos, painéis digitais do cockpit, sistema de gerenciamento de voo, de comunicação e navegação.

Ao todo 30 exemplares da Royal Navy (marinha do reino Unido) serão modernizados pelas companhias AgustaWestland e Lockheed Martin UK, sob um contrato assinado em 2006 no valor de US$ 1,13 bilhões respectivo ao projeto Merlin Capability Sustainment Programme, que visa incrementar as capacidades de missão da aeronave através da inclusão de uma arquitetura de sistema aberto, de melhorias o processamento do sistema de missão, modernizar os radares e sonar dos Merlin bem como instalar novas e maiores telas digitais multifuncionais de cristal líquido.
Ao todo, quatro aeronaves serão utilizadas como protótipos. Toda a campanha de ensaios em voo será realizada em Yeovil e, no final de 2011, a aeronave vai para Qinetiq (em Boscombe, Reino Unido) para os testes finais de pré-produção. A conversão e modernização começará em 2012 sendo que as primeiras aeronaves estarão operacionais em 2014.

Fonte: Revista Asas

Comentários