Recuperação do transporte aéreo está desacelerando, diz IATA


Globo Online
Recuperação do transporte aéreo está desacelerando, diz IATA
Plantão Publicada em 14/10/2010 às 09h03m
Reuters/Brasil Online

GENEBRA (Reuters) - A recuperação do setor aéreo está desacelerando, conforme o ritmo da expansão econômica fica mais moderado, mas o crescimento nas viagens de negócios continua a superar as viagens em classe econômica, afirmou nesta quinta-feira a associação internacional do setor.

Além de apontar para saúde financeira do setor aéreo, as viagens de negócios são também um importante indicador da atividade econômica.

O crescimento anual menor em agosto do que o registrado em meses recentes foi causado em parte por um efeito estatístico de um grande aumento em agosto do ano passado, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Na comparação com julho, houve uma queda de 1 a 1,5 por cento em agosto nos números sazonalmente ajustados de passageiros que viajam nas classes executiva e econômica.

"Há claros sinais agora de que a retomada no pós-recessão do transporte aéreo está desacelerando", afirmou a Iata.

O número de passageiros viajando em classe executiva ou primeira classe em agosto foi 9,1 por cento maior que um ano antes, contra taxa de 13,8 por cento em julho. Nas classes econômicas, os números foram de 6,2 por cento em agosto contra 8,8 por cento em julho.

A Iata, que representa 230 companhias aéreas do mundo, informou que a demanda por passagens premium acumula alta de 17 por cento sobre a mínima de 2009, mas 99 por cento desta retomada ocorreu até o final do primeiro trimestre deste ano.

Nos cinco meses desde então, o número de passageiros viajando em classes premium, geralmente a negócios, perdeu impulso, mas não é possível no momento identificar se a pausa é temporária.

Comentários