Phenom 100 tem novos sistemas de alerta aéreo

TCAS II e TAWS A aumentam a segurança de vôo do jato da categoria entry level

São José dos Campos, 18 de outubro de 2010 – A Embraer certificou um novo Sistema de Prevenção de Colisões Aéreas (Traffic Alert and Collision Avoidance System – TCAS) e um Sistema de Informações e Alerta de Tráfego Aéreo (Traffic Awareness and Warning System – TAWS) para o jato executivo Phenom 100, da categoria entry level. Estes sistemas agora são opcionais de série para os clientes do Phenom 100. O TCAS II será fornecido pela Aviation Communications and Surveillance Systems (ACSS) e o TAWS A pela Garmin.

O TCAS é um sistema que funciona durante o vôo, de forma independente do controle de tráfego aéreo em terra. Foi projetado para melhorar a percepção do tráfego aéreo na cabine de pilotagem e ser um último recurso para evitar colisões aéreas. O TCAS I foi desenvolvido para atender às necessidades da comunidade de aviação geral e empresas aéreas regionais. O sistema emite avisos de tráfego para auxiliar os pilotos na identificação de aeronaves próximas. O TCAS II é um sistema mais sofisticado que fornece todas as informações do TCAS I e ainda analisa a rota estimada de vôo de aeronaves que se aproximam e emite orientações sugeridas para o piloto evitar colisões aéreas em potencial.

O objetivo do TAWS é prevenir colisões com o solo por meio da visualização do terreno e obstáculos com relação à altitude do avião. O TAWS A é uma versão aprimorada do TAWS B, que foi originalmente disponibilizado para os clientes do Phenom 100. O TAWS A inclui todos os requisitos do TAWS B e três alertas adicionais – taxa de aproximação em relação ao solo, vôo em rota de colisão com o solo (quando não configurado para pouso) e desvio do ângulo de aproximação durante pouso orientado por instrumentos (Instrument Landing System – ILS) –, aumentando a segurança de vôo dos operadores da aeronave.

Fonte: EMBRAER

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