Novo sistema de gerenciamento de tráfego aéreo começa a funcionar em Curitiba

18/10/2010

O mês de outubro de 2010 ficou marcado na história do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Nos dias 5 e 6 de outubro entrou em funcionamento no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba (PR), o novo Sistema Avançado de Gerenciamento de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional - SAGITARIO, a ser utilizado pelos controladores de voo.

O SAGITARIO capacita o Centro de Controle de Área de Curitiba (ACC-CW), com o que há de mais moderno no sistema de controle de tráfego aéreo no país, sendo o CINDACTA II o primeiro a receber este sistema. A moderna ferramenta, que utiliza software 100% nacional, oferece um sistema mais confortável ao controlador, com visualização e ferramentas de auxílios às decisões que trazem uma otimização da utilização do espaço aéreo brasileiro.

Técnicos da CISCEA, CINDACTA II e uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizaram vários testes a fim de viabilizar o início da operacionalidade do novo sistema com sucesso.

Fonte: CINDACTA II

Comentários