Brasil e União Europeia negociam um ambicioso acordo de transporte aéreo



25/10/2010

da Redação
A União Europeia negocia com o Brasil um importante acordo de transporte aéreo que irá aumentar o número de voos e passageiros. Se assinada, a parceria trará benefícios econômicos para o bloco e para as companhias aéreas brasileiras. O país corresponde ao maior mercado da América Latina. Em 2009 foram mais de quatro milhões de passageiros nas rotas que o ligam até UE.

Um estudo sobre o impacto econômico do acordo estima que poderia ser gerado por ano até 460 milhões de euros em benefícios para o consumidor. No primeiro ano seriam 335.000 passageiros a mais. O acordo também abrange a regulamentação de áreas primordiais como segurança, meio-ambiente de proteção ao consumidor.

O vice-presidente da UE, Sijm Kallas, define o Brasil como “um mercado estrategicamente importante que cresce rapidamente”. Também é importante ressaltar que o país será sede doa Copa, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016.

Nos últimos anos tem crescido o número de parcerias entre Brasil e UE. Em julho deste ano foi firmado um acordo entre o Brasil e a UE, garantindo trato não discriminatório para todas as companhias dos 27 membros. A UE também possui acordos desse tipo com os EUA, Marrocos e Canadá.

Recentemente também foi assinado outro acordo para reforçar a cooperação técnica em todos os âmbitos da segurança aérea. Em maio deste ano, o Rio de Janeiro foi sede do primeiro Encontro de Aviação Civil entre a UE e a América Latina, que reuniu os líderes máximos do setor de ambas regiões. As negociações do novo acordo começarão na próxima semana.

Fonte: Revista Aero Magazine

Comentários