O Primeiro e o Último, de Adolf Galland


Quando o assunto é aviação de caça na 2ª Guerra Mundial, o primeiro nome que vem a mente de muitas pessoas é do ás alemão Adolf Galland.
Apaixonado por voar desde a adolescência, recordista de vôos em planador, Galland tornou-se o mais jovem general da Alemanha na 2ª Guerra Mundial, e liderou a mais impressionante elite de pilotos de caça de todos os tempos. Pilotou em combate desde biplanos de bombardeio em mergulho até o primeiro caça a jato a entrar em serviço, no mundo. Voou 705 missões de combate, teve 104 vitórias aéreas.
Adorado por seus comandados – temido pelos adversários. Não houve nenhum outro ás como Adolf Galland.
E, transitando entre ferozes duelos no ar e os corredores do poder na Alemanha do 3º Reich nazista, Galland teve uma experiência única no maior conflito armado do século 20. Carismático, amante de charutos, dono de uma rara capacidade de análise e crítica, e de um caráter capaz de manter suas opiniões diante do próprio Hitler; seu testemunho foi muito além daquele do aviador, e é de fato um relato pessoal de apaixonante leitura sobre um dos momentos mais dramáticos da Humanidade.
Este relato, Adolf Galland reuniu e transformou numa obra clássica – por muitos considerado o mais importante livro de um piloto de guerra.
E é este livro, O Primeiro e o Último – Memórias de um Ás Alemão da 2ª Guerra Mundial, que a C&R Editorial tem o orgulho de oferecer agora ao leitor brasileiro, em sua primeira edição em língua portuguesa, traduzida do original e em texto integral. As memórias escritas pelo próprio Galland, desde o seu primeiro voo num avião aos 17 anos de idade em 1928, passando pelo seu ingresso na Luftwaffe, as batalhas aéreas durante da Guerra Civil Espanhola e toda a trajetória durante a 2ª Guerra Mundial.
Um livro revelador. Uma obra marcante para se entender o século 20 – e o mundo de hoje.
Formato: 15,1x 22,8 cm. Capa em papel de 250gr/m², em acabamento de luxo. Páginas internas em papel offset de altíssima qualidade, de 75 gr/m². Suplemento interno em couché especial, de 115gr/m².

Fonte: Revista Asas

Comentários