Ligação ferroviária


ANTT lança edital para construção do trem de alta velocidade, que deve facilitar o acesso ao aeroporto de Viracopos

da RedaçãoA ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) lançou nesta terça-feira (13/07) o edital de Concessão para Exploração de Serviços Públicos de Transporte Ferroviário por Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas. O leilão que vai selecionar o grupo responsável pela construção e operação do TAV está marcado para o dia 16 de dezembro.

O TAV vai facilitar o acesso dos passageiros paulistanos ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. A ampliação deste aeroporto é considerada estratégica para o transporte aéreo comercial de São Paulo.

As dúvidas em relação ao futuro do Campo de Marte foram esclarecidas pelo superintendente da ANTT, Helio Maura França. Ele garantiu que a estação do TAV passará por baixo de Marte e, portanto, o aeroporto não será desativado. A Infraero já considera o Campo de Marte em seu planejamento para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, quando deverá ocorrer um aumento significativo de aeronaves privadas.

Fonte: Revista Aero Magazine

Comentários