EADS D&S entrega asa direita de número 300 do Eurofighter Typhoon


A asa direita de número 300 do avião de combate Eurofighter Typhoon, fabricada na divisão da EADS Defence & Security de Getafe, Espanha, foi entregue e tranportada para a linha de montagem final da aeronave em Manching, Alemanha, onde estão sendo construídos as unidades da Força Aérea do país.

O CEO da divisão espanhola do grupo europeu, Enrique Barrientos, disse que o Eurofighter é o mais importante programa para o desenvolvimento da capacidade tecnológica da indústria aeronáutica da Espanha, e acrescentou que a entrega da asa de numero 300 é um marco importante, já que em sua construção são empregados avançados métodos de produção industrial e os prazos de entrega estão sendo rigorosamente cumpridos.

As asas do Typhoon seguem o conceito de construção multi-longarinas, com depósitos internos de combustível integrais. Está dotada de flaperons internos e externos em toda a extensão do bordo de fuga, além de slots no bordo de ataque. No interior de um casulo, na ponta das asas, está instalado o avançado sistema ativo de contramedidas eletrônicas DASS (Defensive Aids Subsystem). A fixação das pernas do trem de aterrisagem principal da aeronave está localizada na estrutura de cada uma das asas. Além dos revestimentos, as multilongarinas são compostas de CFC (fibra de carbono) e são fixadas no revestimento inferior através de um sistema de colagem especial. As nervuras das asas são conformadas com CFC, alumínio e titânio, que também é usado nas partes de fixação da asa com a fuselagem e nos flaperons exteriores. Cada asa do Typhoon é capaz de receber quatro cabides para transporte de armas.

A linha de montagem da asa direita do Typhoon em Getafe possui dez dispositivos sequenciais para obter o ritmo de produção necessário para cumprir os prazos de entrega especificados nos contratos de fabricação do avião de combate. Lá também funciona fábrica das aeronaves destinadas à Força Aérea Espanhola.

Fonte:Tecnologia&Defesa

Comentários