Aviação militar


Aeronáutica anuncia intenção de compra de 28 KC-390; primeiro voo da aeronave está previsto para 2014

da RedaçãoA Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta quarta-feira (21/07) a intenção de compra de 28 aeronaves KC-390 da Embraer. O programa de desenvolvimento do novo jato militar foi assinado entre a FAB e a Embraer em abril de 2009. O jato será usado para o transporte de tropas e cargas, operações de busca e resgate e como avião reabastecedor.
O primeiro vôo do avião está previsto para 2014 e, a entrada em serviço, para o fim de 2015. Os ensaios em túnel de vento e com modelos em escala reduzida já foram concluídos. A configuração aerodinâmica, a arquitetura estrutural e as tecnologias de sistemas também já foram estabelecidas.

A capacidade de carga do avião deverá chegar a 23,6 toneladas. O KC-390 contará com a tecnologia CARP (Computed Air Release Point), integrada ao sistema digital de comandos de vôo (fly-by-wire). O avião terá ainda um sistema aviônico que inclui dois visores frontais, bem como um sistema de autodefesa. O jato será compatível com a tecnologia de visão noturna e poderá operar em pistas curtas e semi-preparadas.

Além do acordo com a FAB, a Embraer e a companhia americana Republic Airlines assinaram uma carta de intenções para a venda de 24 jatos E-190, a um preço de US$ 960 milhões. A companhia deve começar a receber os aviões no primeiro semestre de 2011.

Fonte: Revista Aero Magazine

Comentários