Airbus A350 trará novos itens de segurança


A Airbus divulgou algumas novidades referentes ao A350 que aumentarão a segurança das operações com a aeronave, que tem sua entrada em serviço prevista para o ano de 2013.Segundo informações veiculadas pela Flight International, os recursos de segurança atuarão na decolagem, em voo de cruzeiro e no pouso.
Durante a decolagem, os computadores do A350 farão checks automáticos dos dados de peso e velocidade inseridos pelos pilotos para avaliar se fazem sentido quando comparados um ao outro e à base de dados do FMS (Flight Management System). Caso haja alguma inconsistência os pilotos serão avisados e poderão rever seus cálculos.

Em voo o sistema de proteção atuará de forma a prover rotas seguras em situações de emergência. Um exemplo disso seria a perda de um motor ou despressurização com a aeronave sobrevoando uma área montanhosa, situação em que o FMS irá fazer todos os cálculos necessários e sugerir o plano de voo mais seguro. Além disso, os pilotos contarão ainda com a possibilidade de fazer perguntas hipotéticas, do tipo "e se", de forma a avaliar outras possibilidades bem como rever as soluções propostas.

Por fim, para aumentar a segurança no momento do pouso o foco é a análise de dados de performance com o intuito de evitar que, devido a um erro de cálculo, o avião acabe varando a pista. Para isso, antes ou durante a descida os pilotos poderão utilizar o sistema de forma a avaliar qual será a performance de pouso de acordo com as condições da pista, quando então lhes será exibido no display de navegação uma imagem da pista selecionada onde serão dispostas duas faxas, a primeira mostrando onde o avião iria parar se o piso estivesse seco e a segunda se o piso estivesse molhado. No caso da pista ser considerada curta demais para a operação de acordo com a situação avaliada, um alarme soará alertando os pilotos.
Visando a entrada em operação dos novos itens de segurança com o A350, a Airbus ressalta que alguns desses sistemas já foram inclusive testados em outras aeronaves da fabricante em suas instalações na cidade de Toulouse, na França.

Imagem: Airbus

Fonte: Portal CR

Comentários